Pintou dúvida? Saiba identificar se uma construtora é de confiança

Uma das tantas perguntas que aparecem quando você está na busca pelo apartamento perfeito: como encontrar uma construtora de confiança? Saber que você está colocando o seu sonho nas mãos de uma empresa sólida é super importante!

Confira algumas dicas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão.

Conheça o passado da empresa

Procure saber se a construtora tem o costume de atrasar a entrega dos empreendimentos, se houve problemas durante a execução dos projetos e se existem muitas reclamações de antigos compradores. Essa pesquisa pode ser feita pela internet, em órgãos competentes e com pessoas próximas.

Verifique, também, como estão os projetos em andamento. Se estiver interessado em um empreendimento específico, procure fazer uma visita ao canteiro de obras. Não é muito difícil perceber se o trabalho está desorganizado ou pouco ágil.

Para conhecer a qualidade construtiva da empresa, visite um dos empreendimentos já entregues. Pergunte se existem problemas como infiltrações e rachaduras. Isso indica falhas no projeto arquitetônico e/ou materiais de qualidade inferior.

Saiba como a empresa se posiciona

Já foi o tempo em que empresas eram vistas apenas como instituições frias e sem ideais. Empresas são feitas por pessoas. E é preciso assegurar que você e elas estão no mesmo barco.

Uma construtora ideal não é aquela interessada apenas em lucro, mas sim a que está realmente disposta a realizar o seu sonho. Visite as redes sociais e o site da empresa, veja como ela se posiciona, se investe em inovações e se realmente está atenta às necessidades do consumidor.

É importante, também, verificar como está a saúde financeira. Principalmente se você está pensando em comprar um imóvel na planta. Não são raros os casos em que a construtora vai à falência antes do empreendimento ser entregue.

Cheque as documentações

Antes de iniciar a obra do empreendimento, é necessário que a construtora aprove o projeto com a prefeitura, que irá liberar o alvará de construção. Depois disso, é preciso dar início ao processo de incorporação, onde as licenças, o projeto da obra e os documentos que comprovam a idoneidade da construtora são encaminhados para o registro de imóveis. A averbação da incorporação na matrícula do imóvel é feita somente após todas as aprovações.

Depois de encontrar o apartamento ideal, é importante verificar se tudo está de acordo. Por mais absurdo que seja, muitas construtoras negociam projetos antes mesmo de contar com a autorização do município.

Outro fator interessante a ser observado é se o empreendimento conta com o Patrimônio de Afetação. Ele garante que, no caso de falência da empresa, aquele imóvel não seja utilizado para pagamento de credores, mas somente para a devolução aos clientes. As construtoras não são obrigadas a fazer isso, mas o ideal é procurar por uma que te dá essa segurança a mais.

Informar-se sobre esses detalhes antes de fechar negócio evita muita dor de cabeça futura. Você pode, inclusive, acabar se envolvendo em uma batalha judicial para conseguir morar em seu próprio apartamento.

 

E então, já está pronto para procurar pela construtora ideal? Com as parcerias certas, você deixa de se preocupar com problemas e passa a focar naquilo que realmente importa: a realização do seu sonho!

Hey! Fale conosco.
Podemos ajudar?

Agende uma visita!